quinta-feira, 2 de abril de 2020

MANDALAS AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

Mandalas são desenhos de formas geométricas concêntricas. Ou seja, que se desenvolvem a partir de um mesmo centro,são um meio para se chegar a um certo objetivo e não o objetivo em si. 
Universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia do Universo.
Os primeiros registros de mandalas são datados do século VIII, na região do Tibete. Estando espalhadas também em diversos outros países do oriente, como Índia, China e até mesmo no Japão. 
Em todos os locais a palavra mandala é uma expressão derivada do sânscrito, que significa círculo. Geralmente elas são usadas em rituais religiosos ou como forma de concentração durante a meditação.
No entanto, mesmo que os primeiros registros oficiais tenham vindo do oriente, foi descoberto que o nativos do continente americano também faziam uso de formas geométricas concêntricas em rituais. Principalmente nos cultos relacionados a cura.

Já entre os séculos 16 e 18 a igreja começou a usar os desenhos em artes sacras e vitrais de prédios importantes.
No mesmo período, foi disseminada a ideia de alquimia, onde centenas de cientistas estudavam formas de transformar materiais. Nisso, as mandalas também foram incluídas, já que os desenhos aparecem em diversos textos herméticos escritos na época. 

Exemplos do uso de mandala nas Américas eram os calendários circulares maia e asteca, que funcionavam como um dispositivo de cronometragem e expressão religiosa;
Mesmo o zodíaco astrológico e suas versões são exemplos de mandala, representando a energia vital de cada um dos signos do zodíaco. 

Sendo assim, se sabe que o ser humano sempre teve certo fascínio pelo modo de construção dos desenhos, o que se prolonga até os dias de hoje.
Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, através de pinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkas tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.
No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Através da meditação a procura da paz interior.
De centros budistas a mesquitas muçulmanas e catedrais cristãs(em suas rosáceas), o princípio de uma estrutura construída em torno de um centro é um modelo comum na arquitetura.
As formas podem ser criadas com diversos materiais, mas sempre são extremamente coloridas. 
Alguns templos budistas guardam a tradição da confecção de mandalas com ferro ou madeira. Aqui elas podem ganhar formatos tridimensionais e são geralmente usadas como uma representação da morada de alguma divindade.

Há ainda um outro método de criação de mandalas ainda mais especial, que é feito por monges budistas de alguns templos ao redor do mundo. 
Nesses templos os monges estudam por anos a arte da criação de mandalas usando areia colorida. 
A confecção do desenho pode se estender por horas ou dias e quando o desenho é completado ele é imediatamente destruído. 
Só então o material usado é descartado em algum rio. Essa arte serve para representar que tudo na vida é passageiro.

Na tradição hinduísta é bastante comum encontrar mandalas pintadas em diversos templos e outros locais sagrados. Nessas técnicas são utilizadas cores vivas e que muitas vezes representam os diversos chakras do corpo humano. Na tradição hindu eles são como centros de energia, que ficam espalhados pelo corpo humano.
Desse modo, o colorido das cores usadas nos desenhos seria uma forma de realinhar esses chakras e permitir uma melhor circulação da energia. Garantindo assim, uma melhora tanto no sentido espiritual como físico da vida.
A mandala também foi utilizada na psicologia, como forma de tratamento.
Para o  psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, a Mandala é uma representação gráfica do centro (Self). Ele as descreve como personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade dos pacientes, em seu processo da individualização.
A mandala também é utilizada em práticas de yoga, com um suporte para a meditação ou como imagem para ser visualizada mentalmente. Para os praticantes, ela é capaz de organizar as energias e forças internas.
Benefícios em desenhar mandalas.
Desenhe sua própria mandala, ela deve ter um sentido pessoal para você e é preciso se dedicar por completo àquela confecção. Finalizado o desenho basta colorir, usando cores vivas e vibrantes ou preencha com pedras, sementes, folhas, contas etc., use sua imaginação!
As mandalas se tornaram um sucesso no mundo todo e por isso, existem diversas opções de desenhos prontos e livros para colorir. Isso está fazendo com que muitas pessoas optem por isso na hora de buscar um escape para os problemas do dia a dia. 

As mandalas são usadas há séculos como forma de melhorar a concentração e apresentam benefícios reais. Com isso, pintar os desenhos pode ajudar a diminuir a ansiedade e estresse. Ajudando assim a melhorar a qualidade de vida.

Outro ponto positivo das mandalas é que, por causa do seu viés espiritual, elas podem ser de grande auxílio para quem busca uma iluminação. 
Já para quem apenas deseja um novo hobby, elas podem ser um ótimo treino das habilidades de desenho e pintura, e usada na decoração pode trazer equilíbrio ao ambiente.

Fonte: Dicionario dos Símbolos; -estudopratico.com.br; simbolism of things; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário