segunda-feira, 22 de julho de 2019

DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES

A depressão em adolescentes parece estar aumentando num ritmo assustador. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é “a maior causa de doença e de incapacidade de meninos e meninas entre 10 e 19 anos”.


Carol diz: “Quando tenho uma crise de depressão, eu não sinto vontade de fazer nada, nem as coisas que normalmente gosto muito de fazer. Só tenho vontade de dormir. Eu sinto que não mereço ser amada, que não sirvo pra nada e que sou um peso para as pessoas.”
Rose diz: “Eu já pensei em me matar. Mas não é que eu queira mesmo morrer. Eu só queria parar de me sentir assim. Geralmente, eu me importo com as pessoas. Mas, quando estou deprimida, não me importo com nada nem com ninguém.”
Marisa diz: "É como se você estivesse presa num buraco bem fundo e escuro, sem poder sair. Eu não entendo o que está acontecendo e parece que não sou a mesma pessoa".
Buscando sinais de que o adolescente está deprimido
1- Procure por sinais de irritabilidade que durem mais de duas semanas. A irritabilidade é um dos sinais mais comuns de depressão na adolescência. Ela pode ser um estado de espírito "irritadiço" geral que também pode vir com mudanças de humor que levam à tristeza. O adolescente pode 'resmungar' para você com mais frequência do que o normal e parecer infeliz. Ele também pode entrar repentinamente em profunda tristeza, ou chorar muitas vezes de aborrecimento e insatisfação.
Por exemplo, se o adolescente for normalmente feliz e agradável, mas, de repente, tornar-se mal-humorado, ou exageradamente irritado ou triste com um monte de coisas.
2- Súbita falta de interesse em atividades e coisas pelas quais ele costumava ter uma paixão. Embora isso possa significar que ele está apenas crescendo e deixando de gostar de uma determinada atividade, perder o interesse em muitas atividades pelas quais ele mostrava um grande amor no passado deve ser um sinal de alerta.
Por exemplo, se a sua filha teve uma paixão por fazer curso de línguas por muito, mas de repente não tem energia ou desejo de estudar, isso pode ser um sinal de depressão.
3- Como anda os hábitos alimentares do adolescente. Se você notou uma mudança repentina e drástica nos hábitos alimentares, como comendo mais que o habitual, ou comendo menos e tendo que ser estimulado a comer, ou até mostrando desinteresse pelo alimento.
4- Acompanhe os hábitos de sono do seu filho. A depressão pode levar a sentimentos de exaustão, mas também pode levar à inquietação. Se seu filho de repente ficar muito inquieto ou não conseguir dormir à noite, estando sempre aparentemente cansado, você pode ter razão para estar preocupado. Alterações no sono podem incluir: Extrema dificuldade para acordar pela manhã e exaustão ao longo do dia.
Dormir muito mais do que o habitual, como dormir praticamente a qualquer momento. O sono é considerado excessivo quando ultrapassa 9 horas por dia.
5- Algumas pessoas com depressão vão mostrar  o oposto da agitação física — elas vão se mover de forma muito mais devagar do que o normal e parecerão não ter pressa para fazer qualquer coisa ou chegar a qualquer lugar.
6- Fique atento se o adolescente começar a fazer comentários negativos sobre si mesmo. Ao mesmo tempo, ele pode tornar-se excessivamente sensível à rejeição, o que pode levá-lo a dizer mais coisas negativas sobre si mesmo. Exemplos seriam:
"Eu não sou boa o suficiente."
"Eu não merecia de qualquer maneira."
"Eu sou gorda / feia / idiota."
7- Monitore as notas e o desempenho da adolescente na escola. A depressão pode levar o adolescente a não se preocupar com a escola ou com as notas. Se o estudante normalmente tira notas boas e de repente começar a tirar notas ruins, faltar na escola ou simplesmente mostrar um desinteresse extremo no que ela está estudando, ele pode estar deprimido.
8- Observe se tem queixa frequentemente de dor física. A depressão pode levar à dor física, como dores de cabeça e dores no estômago. 
9- Auto-mutilação -  a mutilação é o grito de socorro de uma pessoa que não consegue falar. Observe os braços e pernas se não estão machucados. Adolescentes com depressão se cortam, se arranham, se queimam. Uma manifestação enorme de sofrimento que pode ser o primeiro sinal de que algo está indo muito mal e o ato funciona como um mecanismo para aliviar uma tensão, uma válvula de escape para desviar a dor emocional para o machucado que provocou.
Importante ressaltar que quem se corta uma vez, irá se cortar outras vezes. Começam a usar com frequência blusas de mangas compridas e calças para esconder as marcas.  
10- Procure ajuda profissional imediatamente se o adolescente estiver mostrando sinais de ser suicida como: 
Verbaliza sobre seu sofrimento que está cansado, que quer sumir, que não quer acordar mais, etc 
Doar pertences.
Falar sobre como você, sua família e o mundo seriam melhores sem ela.
Comportamento perigoso ou de autodestruição como abuso de drogas ou álcool, ou direção perigosa.
Ameaçar cometer suicídio. De 50% a 75% das pessoas considerando o suicídio darão a um membro da família ou amigo algum aviso que elas vão cometer suicídio. Embora algumas pessoas não sigam com o plano adiante, toda ameaça de suicídio deve ser levada a sério.
Esqueça a frase de que cão que ladra não morde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário