domingo, 5 de maio de 2019

Cozinhar é Feitiçaria



Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. 
Comer é muito perigoso. Cozinhar é feitiçaria. E comer é ser enfeitiçado. 
Sabia disso Babette, que conhecia os segredos de produzir alegria pela comida. (Rubem Alves)

Mas também é arte e poesia. É se deixar levar pela imaginação, totalmente sem razão, guiada apenas pela intuição. É trabalhar com os quatro elementos – terra, água, fogo e ar – em uma verdadeira apologia aos sentidos. É transformar alimento em remédio, para corpo e para a alma. É alquimia.

Do grego, cozinheiro vem de mageiros, mesma raiz de magia. Então, cozinhar nos torna mais humanos, pelo simples fato de podermos adicionar paz e alegria nos pratos que preparamos. Pois, ser cozinheiro é aprender a partilhar, renovar e também nutrir. É fazer do alimento, pura magia.

É abstrair e desenvolver uma  nova percepção. É ser aprendiz, além de mestre. É orquestrar intuições e emoções. É chegar ao coração , tomando o caminho mais curto.

É degustar do passado, cheiros e gostos da infância. É reviver as experiências que nos fizeram descobrir quem somos. É se conectar com os nossos sentimentos e emoções mais profundas, em busca das raízes que nos fizeram chegar até aqui.

É sentar ao redor da mesa e também dividir o prato com quem amamos ou precisamos aprender a amar. É compartilhar, aprender a ceder a vez e também repartir. É ganhar a oportunidade de nos tornarmos mais complacentes e também mais sábios. É praticar uma das mais autênticas formas de amor. Feito presente dos céus, igual prece.


fonte: Tempere seu dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário