sexta-feira, 9 de outubro de 2020

USO DE MASCARA

 https://porque.com.br/covid19-como-usar-e-higienizar-a-sua-mascara.pdf


POR QUE USAR MÁSCARA? 

A gente sabe que o vírus é transmitido facilmente tanto por quem tem sintomas de covid-19 quanto por quem parece estar bem de saúde. 

Quem está contaminado solta gotículas com o vírus pela boca ou pelo nariz quando fala, tosse ou espirra. Essas gotículas flutuam pelo ar por algum tempo até bater no corpo de outras pessoas ou cair em mesas, balcões e no chão. 

Assim, conforme mais pessoas vão ficando infectadas, mais gotículas são jogadas no ar. E o pior: não sabemos quem está doente, porque muita gente não tem sintomas ou demora para apresentá-los, mas mesmo assim transmite o vírus. 

A única maneira de impedir essa transmissão é usar a máscara para evitar que mais gotículas infectadas sejam soltas no ar. Como não se sabe mais quem está infectado, todo mundo tem que usar. Se todos usarem, cada vez que uma pessoa tossir, espirrar ou falar, as gotículas ficarão na sua máscara e não se espalharão. Com menos vírus em circulação, o contágio diminuirá muito. E se, mesmo com a máscara, houver transmissão, a quantidade de vírus que atingirá a pessoa contaminada será bem menor, o que pode reduzir a gravidade da doença.

COMO USAR A MÁSCARA? 

Coloque a máscara sempre que sair de casa. As pessoas que estiverem doentes devem usá-la também em casa. Depois do uso retire a máscara pelo elástico, sem tocar na parte externa, e jogue-a em um balde ou vasilha com água e sabão. 

Deixe de molho por 30 minutos, lave e seque. Passar a ferro também ajuda a esterilizá-la. Pronto! A máscara está pronta para ser usada de novo. Todos devem ter, no mínimo, duas máscaras, para usar uma enquanto lava a outra. 

OUTROS CUIDADOS CONTINUAM VALENDO? 

Sim, claro! Continue respeitando o isolamento, lave sempre as mãos e não toque no rosto, olhos, nariz ou boca (a máscara ajuda nisso também!). Lembre-se: não é porque você está de máscara que você está completamente livre do coronavírus. Ela é de grande ajuda: você protege os outros e os outros protegem você. Mas ela não dá segurança total, portanto fique em casa o máximo possível e mantenha tudo muito limpo. Se você tiver que sair, use a máscara e na volta deixe o sapato na porta, troque de roupa e lave tudo o que foi para a rua – roupas e máscara. Resumindo: a máscara é uma arma contra o vírus. Mas para funcionar, todos temos de usá-la o tempo todo! Vamos, de máscara, nos proteger do coronavírus!

fonte: porque.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário